Evento destaca a importância do conhecimento técnico e participação dos profissionais na adequação dos espaços e na promoção da acessibilidade
O Crea-SC realizou hoje (18), a 8ª edição do Seminário de Acessibilidade no auditório do Ministério Público de Santa Catarina. O evento alerta para a necessidade urgente de adequação de espaços e obras públicas visando à inclusão das pessoas com deficiência (PCD).
Com palestras de especialistas e autoridades e a participação das PCDs, esta edição apresentou o dia a dia de quem enfrenta a falta de inclusão nos ambientes, conscientizando os profissionais sobre a importância das vistorias prediais e adequações das edificações como responsabilidade técnica e social.
A promotora Ana Luisa de Miranda Schlichting abriu os debates com uma apresentação sobre as iniciativas do Ministério Público na área da acessibilidade. A programação contou também com minicursos sobre “Adequação de Edificações”, “Empregabilidade PCD” e “Inspeção Predial”, ministrados pelos especialistas: Daniel Faganello, Jary Castro e Silvânia Miranda do Amaral.
Em outra mesa redonda foi discutido as experiências e desafios enfrentados no cotidiano das PCDs, com participação de Francielle Santos, colaboradora da FIESC e integrante do projeto Surf Sem Fronteiras, Guilherme Strack, colaborador do CREA-SC e Paulo Suldowski, presidente do Conede SC, mediados pela Eng. Silvânia do Amaral.

O coordenador da Comissão de Acessibilidade do Crea-SC, Eng. Daniel Faganello, destacou a importância da visão técnica na engenharia acessível: “Como técnicos temos o braço da acessibilidade para realizar as adequações da forma correta como as normas determinam, para que a vida dessas pessoas tenha mais qualidade. É preciso conhecer o mercado e a urgência dessa pauta, acompanhar de perto os ajustes nas obras e proporcionar a inclusão de fato”.
O Eng. Kita Xavier, presidente do CREA-SC afirma que o evento é mais uma ação do CREA-SC visando à inclusão. “É fundamental que os nossos profissionais compreendam a importância de suas práticas na vida das pessoas com deficiência Este seminário reforça nosso compromisso com a acessibilidade em Santa Catarina.”
Kita disse ainda que o conhecimento técnico é fundamental na construção de um ambiente mais inclusivo. “Estamos aqui para garantir que as normas sejam aplicadas de forma efetiva, transformando projetos em realidades acessíveis e melhorando a qualidade de vida das pessoas.”